"" ✔ Villa Lobos: ➔ Qual a importância da coesão na redação do Enem?

➔ Qual a importância da coesão na redação do Enem?

Vimos, em outros artigos no site, que um texto não se reduz a um amontoado de frases desconexas. O que caracterizaria, então, a textualidade? Alguns a concebem de modo amplo, como qualquer manifestação da competência textual humana. Nesse caso, um desenho de Carybé, uma escultura de Michelangelo, uma música de Bach, um poema de Bandeira e até, entre outras possibilidades, um grafite num muro qualquer da cidade são considerados textos. As palavras texto e discurso, assim como muitas outras terminologias de toda área do conhecimento, são polissêmicas, isto é, podem ter mais de um significado. Em tempo, este é um conhecimento bastante importante na hora de construir a redação do Enem porque são critérios avaliados e cobrados com rigor pelos examinadores.

Veja na imagem abaixo quais os critérios a que me refio acima:


Num sentido mais abrangente, o texto pode ser entendido como qualquer expressão da capacidade simbólica do ser humano, desde uma poesia ou um conto, até um desenho a nanquim ou escultura. O texto inclui, desse modo, os variados eventos comunicativos realizados através de um sistema de signos. Já o discurso diz respeito a um tipo de atividade verbal, oral ou escrita, que acontece em determinadas condições, abrangendo tanto os enunciados produzidos por locutor(es) e interlocutor(es) quanto o acontecimento histórico de sua enunciação.

Os textos, assim, num sentido mais restrito, acabam se transformando em materialização linguística do discurso e constituem uma unidade significativa que assume sentido completo na interação verbal. A textualidade que nos interessa nesse tópico é aquela que consiste na materialização do discurso oral ou escrito e que se caracteriza por ter, como propriedade básica, uma unidade significativa.

Tal unidade pode ser chamada de vários modos diferentes: "encadeamento semântico", "teia significativa", "tessitura semântica" etc. Não importa o modo como o texto seja chamado, o que importa é que se saiba diferenciá-lo de um não texto. Uma combinação de palavras tem de conter algumas marcas para que seja reconhecida como um texto. Poderíamos citar algumas delas relacionadas pelos linguistas: contextualízação, coesão, coerência, intencionalidade, informatividade, aceitabilidade, situacionalidade e intertextualidade. A seguir, veremos a coesão e depois a coerência.

É provável que você se lembre dessas palavras, escritas em vermelho, nas margens de alguma redação escolar que tenha produzido, e esteja se perguntando como produzir um texto com tais propriedades. A princípio, a melhor maneira de descobrir isso é observar como os textos funcionam. Vejamos isso nos exemplos a seguir.

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