"" ✔ Villa Lobos: Outros recursos sinestésicos da redação

Outros recursos sinestésicos da redação

Para terminar a série de artigos sobre sinestesia na redação, vamos ver agora a exploração do olfato.
JOANA lembrou-se de repente, sem aviso prévio, dela mesma em pé no topo da escadaria. Muito provável mesmo que nunca tivesse vivido aquilo. (...) O cheiro das fazendas novas vestidas pelo homem que seria dela a atravessava, procurando distanciá-la do botão de rosa que insistentemente lhe comprimia as narinas, indecisas entre velhos e novos aromas, entre o que fora e o que passaria a ser, terminada a cerimônia.
(Clarice Lispector - Perto do Coração Selvagem - Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1986 - texto adaptado)

Comentários

Por meio do contraste de elementos olfativos (o cheiro das fazendas novas... versus o botão de rosa ... ), a cena reitera o seu caráter de predomínio de impressões subjetivas, com acréscimo de personagem (o marido) e clara referência ao significado afetivo da lembrança.


Exploração do paladar

JOANA lembrou-se de repente, sem aviso prévio, dela mesma em pé no topo da escadaria. Não sabia se alguma vez estivera no alto de uma escada, experimentando o bolo de noiva, cujo sabor não tinha consistência na sua memória. Se queria pensar nele não percebia na realidade gostos, porém uma massa insossa e volumosa, nadando de um lado para outro em sua boca, que naquele momento ansiava por sal, ou ao menos por um copo com água.

(Clarice Lispector - Perto do Coração Selvagem - Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1986 - texto adaptado)

Comentários

Agora, a presença do paladar se conjuga com o tato, para novamente enfatizar as sensações e os sentimentos de Joana, ao lembrar o que lhe aconteceu interiormente, no dia de seu casamento.

Na semana que vem veremos mais uma série de artigos sobre redação. Para não perder nada sobre o assunto, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário