"" ✔ Villa Lobos: Exemplo de redação sobre preservação de recursos naturais

Exemplo de redação sobre preservação de recursos naturais

Exemplo de redação

(sem título)


O ser humano tem a consciência de que depende da preservação dos recursos naturais para sobreviver. Entretanto, o desenvolvimento económico tem vários custos ecológicos. Os quadros abordam essa complexa relação do homem com o meio ambiente por meio de uma figura que se relaciona ao desmatamento e às indústrias, e de outra que representa a urbanização.
O primeiro quadro faz alusão a uma forma de degradação do ambiente, o extrativismo vegetal. No entanto, o personagem está cortando uma chaminé, e não uma árvore, como seria o convencional. Essa representação pode mostrar que há uma preocupação com a poluição gerada pelas indústrias como também que, ao desmaiar, o homem tece o fracasso do meio ambiente e, logo, da própria humanidade. Abordando duas das mais expressivas interferências do homem na Terra, esse quadro evidencia o perigo que o desenvolvimento sem sustentabilidade apresenta à vida.
As imagens do segundo quadro trazem uma outra questão ambiental, a substituição do espaço natural pelo artificial. Elas ilustram o processo de urbanização desencadeado principalmente após as revoluções industriais. O personagem dessa charge diferencia-se do outro pois ele é passivo aos problemas causados pela construção de espaços urbanos. Ele está sobre um prédio, com vista para um área coberta por inúmeros edifícios e pinta uma paisagem bucólica. É a ilustração de um homem urbano, que idealiza um espaço natural, mas que não se relaciona diretamente com ele. Enquanto ocorre a degradação ambiental pela formação de cidades, o personagem demonstra que a preservação da natureza provavelmente ocorrerá apenas em pinturas.
Discutida em todas as partes do globo e representada nos dois quadros, a questão ambiental persegue a humanidade. As imagens causam a reflexão sobre o papel do homem em preservar o espaço em que vive ao invés de buscar apenas a construção de indústrias e chaminés; e, ao mesmo tempo, de não deixar que a natureza se tome apenas uma pintura a ser mostrada nas galerias e museus.


Análise da redação

ARTICULAÇÃO: com alguma originalidade, o candidato explorou as duas imagens e cumpriu os comandos da proposta. Em quatro parágrafos, abordou a questão da preservação ambiental de modo amplo e embasado, demonstrando ter conhecimento prévio acerca do tema.

ORGANIZAÇÃO DAS IDEIAS: no primeiro parágrafo, o vestibulando optou por frases mais generalizantes, apontando a conscientização como medida que leva à preservação do meio ambiente. A leitura inicial do candidato acerca dos textos aponta elementos interessantes da análise feita: a industrialização, o desmatamento e o processo de urbanização são mencionados como fatores relevantes na degradação da natureza.

DESENVOLVIMENTO: no segundo parágrafo, o autor apresentou uma análise mais aprofundada da primeira imagem, mostrando ter percebido seu caráter alusivo, que faz referência ao extrativismo vegetal. Estabelecendo relações de conclusão, o candidato construiu uma reflexão sobre as atividades industriais. 0 fracasso do meio ambiente foi apresentado como causador do fracasso da humanidade, destacando a relação entre qualidade de vida e conscientização ecológica.
0 terceiro parágrafo trouxe a interpretação da segunda imagem, apresentando o personagem como alguém passivo no que se refere à defesa do meio ambiente. 0 espaço natural, de acordo com o candidato, é idealizado, uma vez que não há, provavelmente, como reverter o cenário que o rodeia.

RETOMANDO AS IMAGENS: no último parágrafo, o vestibulando cumpriu a segunda parte da proposta: relacionou as duas atitudes retratadas nas imagens. Ambas, segundo ele, são capazes de suscitar reflexão sobre o "papel do homem em preservar o espaço em que vive".

REDAÇÃO COERENTE E COESA: assim, de modo engajado e articulado, o autor seguiu os comandos propostos. Recorrendo a períodos mais curtos (o que facilita a compreensão do texto) e a conectores lógico-semânticos bem marcados (entretanto, no entanto, logo, pois, enquanto), o vestibulando desenvolveu de modo coerente e coeso o tema proposto. Além disso, recorreu a conhecimentos prévios que foram associados às ideias veiculadas pela própria proposta.

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